TRABALHAR EM ESTÚDIO - DEPARTAMENTO DE ARTE

 TRABALHAR EM ESTÚDIO


Filmar num estúdio permite ao à equipa controlar a produção do seu projecto. Sets podem ser construídos e as gravações podem tomar lugar sem ocorrerem interrupções, como multidões de espectadores, imprevistos meteorológicos e outros tipos de distrações.

Nem todas as produções conseguem um orçamento para o aluguer de um estúdio, felizmente, as gravações em estúdio podem na verdade acontecer em qualquer espaço grande transformado num estúdio, como salas de aulas vazias, centros comunitários, fábricas abadonadas, garagens, e por aí adiante, tendo em conta que electricidade e água são factores importantes a ter em conta. 

No meu primeiro ano do curso de cinema, tivemos que produzir um videoclip, escolhemos uma fábrica antiga para gravar o video. No local não tinhamos nenhum recurso, como água e electrecidade mas por sorte a realizadora tinha um gerador e foi o que usamos para ligar o equipamento de fotografia e até mesmo para a produção ligar alguns aparelhos para o catering.

O Production Designer é responsável pela instalação do Departamento de Arte no local e preparação dos sets para o primeiro dia de filmagens, Se o filme for gravado num espaço que foi convertido em estúdio, é possível construir o set e filmar no mesmo local, mas se a produção estiver a alugar o espaço, o set terá que ser construído numa ofícina e então transportado até ao estúdio quando estiver pronto.

A vantagem de se filmar num estúdio, como já referi anteriormente, é o controlo que a equipa tem. O único limite para um Production Designer é o orçamento e a competência do Departamento de Arte. Um estúdio grande o suficiente pode permitir que a equipa trabalhe continuamente sem mudar de lugar, controlar se é dia ou de noite, controlar a iluminação, etc.

Para assegurar a segurança da equipa e do equipamento, há alguns procedimentos a serem tomados na hora de preparar o estúdio onde vão ocorrer as filmagens, como espalhar retardador de chamas em spray em todo o set e materiais, assegurar que todos os painéis cénicos estão bem presos, assinalar todas saídas e entradas em caso de acidentes ou desastres assim como manter todas as rotas de saída e entrada desempedidas, entre outros.

Quando chegar a altura de desmonstar o set é importante primeiro falar primeiro com o realizador e a produção, sendo que pode ser necessário regravar algumas cenas devido a problemas com a fotografia, atuação ou até mesmo alterações no script. Antes de desmontar o set, é importante lembrar de tirar fotos para referência futura caso o set tenha que ser montado novamente.

O Production Designer ou o Director de Arte ficam responsáveis pela supervisão do processo de desmontagem do set de modo a assegurar que nada seja danificado para que seja guardado de forma apropriada ou vendido para outra produções.

Vai ser necessário um camião ou uma carrinha para transportar o set e as peças para os cenários. Se for possível armazenar os sets e os adereços há que ter em conta alguns aspectos como:

  • Fotografar tudo para referência e catalogar todos os items em detalhe com foto e descrição;
  • Colocar todos os adereços em prateleiras visivelmente etiquetados de acordo com o catálogo feito com as fotografias;
  • Dobrar e enrolar os cicloramas, telas e peças de cenografia e guardá-los;
  • Empilhar as plataformas.



Bibliografia:

The Filmmaker's Guide to Production Design - Vincent LoBrutto

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