O QUE É PRODUCTION DESIGN E O QUE FAZ UM PRODUCTION DESIGNER?
Production Design ou Design de produção cinematográfica, é a criação e controlo de tudo o que aparece em cena além dos actores. Por outras palavras, Production Design consiste na supervisão de toda a estética visual de um filme, o que inclui: sets, locations, adereços, veículos, vestuário e muito mais.
O aspecto visual e o estilo de um filme é criado a partir da imaginação, talento e colaboração do realizador, director de fotografia e do production designer.
O QUE FAZ UM PRODUCTION DESIGNER?
O Production Designer é responsável pela criação do conceito artístico e estético de um determinado filme. Estes conceitos incluem o design de todos os espaços fisícos (sets) e a supervisão dos departamentos de arte.
O trabalho de um Production Designer é interpretar um guião e a visão do realizador e traduzi-los em metáforas visuais que acrescentam ao conceito e estética do filme de forma a transmitir, visualmente, o tema e a essência do mesmo, onde os actores podem desenvolver as suas personagens e apresesentar a história.
O Production Designer irá investigar o mundo em que o filme toma lugar para estabelecer um senso de auntenticidade. Terá que interpretar e transformar a narrativa, personagens e os temas da narrativa em imagens que demontrem a sua visão por meio de referências de arquitectura, decoração, espaços físicos, cor e textura. Os Production designers usam desenhos técnicos (sketches). ilustrações, fotografias, moodboards e storyboards detalhados para planear cada shot desde o detalhe macroscópico até ao microscópico.
Os Production Designers são os supervisores do departamento de arte e gerem a equipa criativa que inclui: director de arte, decoradores, aderecistas, pintores, carpinteiros e artesãos.
Na grande maioria das produções com um baixo orçamento, principalmente aqui em Portugal, o Director de Arte fica responsável pelo Production Design em conjunto com o realizador.
BREVE HISTÓRIA SOBRE O PRODUCTION DESIGN
Quando os primeiros filmes foram produzidos ainda não existia Production Design. A primeira aparição de direção de arte foi extremamente importante pois as produções cinematográficas usavam apenas panos de fundos pintados e adereços simples para criar um decór básico. No entanto, os primeiros projectos de direção de arte não eram realistas e apenas funcionavam como acessório e não como meio de expressão e interpretação da narrativa.
A criação do Production Design aconteceu em 1939 quando o produtor David O.Selznick deu o título de Production Designer a William Cameron Menzies pelo seu trabalho em "E tudo o vento levou", pois reconheceu que Menzies fez mais do que decorar os sets. A visão detalhada que Menzies teve sobre "E tudo o vento levou" incorporou cores e estilo. estruturando cada cena, frame, composição e os movimentos de câmera para cada shot do filme. A contribuição de Menzies ajudou a expandir as funções do director de arte para além da criação de sets e cenários e passou a incluir também a responsabilidade pela visualização estética do filme. William Cameron Menzies é reconhecido como o pai do Production Design.
Ao longo dos anos, designers têm alternado entre a direção de arte e o production design. Atualmente, na maioria dos filmes, tanto naqueles com um grande orçamento como os de baixo orçamento, usam production designer, seguidos pelos directores de arte e a sua equipa.
Bibliografia:
Filmmaker's Guide to Production Design - Vincent LoBrutto
What Does a Production Designer Actually Do? | Scene Breakdown
https://www.youtube.com/watch?v=St4GGGe9tj4
How Hollywood Creates Immersive Worlds | Production Design Explained
https://www.youtube.com/watch?v=kf6g8ZUbeYk
The Importance of Production Design | Short of the Week Show | PBS Digital
https://www.youtube.com/watch?v=pS47EXccx3I



Comentários
Enviar um comentário