ENTENDER A PRÉ-VISUALIZAÇÃO DE UM FILME
"A arte de fazer um filme é uma das mais complexas que existe e a única que envolve todas as artes: escrita, fotografia, pintura, atuação, música, dança e arquitectura. "
Quem produz um filme, fá-lo para entreter, expressar um emoção ou sentimento, para contar uma história, passar uma mensagem, para sonhar e imaginar.
O mood do filme vem da concepção que o realizador tem da história, de pré-visualizar a história e traduzir o guião em imagens.
Algumas perguntas a responder para ajudar a criar o mood, ou aspecto do filme:
- Qual é o impacto emocional da narrativa?
- Como é que o contexto da narrativa se reflete nas personagens?
- Qual é a natureza psicológica da narrativa?
- Como pode a ambientação da arquitectura e a fisicalidade dos cenários contribuir para contar a história visualmente?
- Qual é o teu ponto de vista e a tua atitude perante a história?
Os espaços onde os personagens são desenvolvidos são tão importantes quanto a narrativa já que eles ajudam-nos a contar a história. Pelos espaços ficamos a conhecer as personagens numa forma não narrativa.
Depois de ler o guião e tomar em conta todos os aspectos que o envolvem, o Production Designer terá de fazer um breakdown e criar uma lista de cada location e incluir esta informação:
- Interior (Int.) ou Exterior (Ext.)
- Identificação dos lugares onde acontece a história
- Período em que a história toma lugar
- Destino - cidade, país, etc
- Dia ou Noite
- Estação do ano e clima
O Production Designer tem que se perguntar: Como é este lugar? É hóstil? É confortável? É iluminado, é escuro? É organizado? É desorganizado? Precisamos imaginar o set na nossa cabeça, que tipo de coisas estarão no set e como estão expostas. Quando visualizamos o lugar que queremos, temos que decidir se queremos trabalhar num set ou numa location. Normalmente esta decisão não é inteiramente do Production Designer, a não ser que o orçamento seja muito grande ou o realizador deixe-o tomar essa decisão. Se a decisão de escolher onde vão ser gravadas as cenas cair sob o Production Designer, ele terá que decidir antes de criar a proposta.
O moodboard* entra em ação a partir do momento que o Production Designer começar a visualizar e a imaginar os espaços fisícos e para isso terá que coletar imagens e organizá-las de modo a criar uma proposta. No caso de aparecer algum objecto ou ideia específicos que têm de ser construídos, o Production Designer terá que criar esboços e desenhos técnicos para ilustrar a sua ideia ao Departamento de Arte.
Além dos sets, o Production Designer tem de visualizar as personagens e usar o mesmo esquema usado para os sets. Usando retratos de pessoas que acha que se assemelhem à personagem, usando fotografias de referências de roupa para ilustrar como a personagem se vesteria assim como a maquilhagem.
O Production Designer e o Director de Arte não fazem o design dos figurinos e maquilhagem por si, mas têm de alinhar todos os elementos do Departamento de Arte numa única linha estética. Para eles, é obrigatório visualizá-los. Ainda que mais tarde o figurinista e o maquilhador tenham outras ideias de design.
O Production Designer tem de aproveitar o espaço como uma oportunidade para revelar algo sobre as personagens e sobre a história e pensar no que quer que a audiência sinta, o que quer provocar na audiência.
*Aqui deixo o link se quiserem saber mais sobre o MoodBoard - INTRODUÇÃO AO MOODBOARD
Bibliografia:
Filmmaker's Guide to Production Design - Vincent LoBrutto



Comentários
Enviar um comentário