O USO DAS CORES NA NARRATIVA


A paleta de cor de um filme pode ser um dos elementos mais desvalorizados durante o processo de pré e  produção do mesmo, mas pode ser a diferença entre um filme que transporta e emerge o espectador para um outro mundo ou aborrecê-lo.

Os realizadores detêm muito poder quando se trata do que aparece no ecrã pois são eles que tomam a decisão final sobre o design e a fotografia do filme e por isso a colaboração com o departamento de arte e o director de fotografia é extremamente importante. 

A Teoria das Cores afirma que certas cores usadas num  filme podem induzir certas emoções ao espectador. A manipulação das cores pode ser utilizada por exemplo para enviar uma mensagem ou para criar uma ironia dramática e para isso usamos os esquemas de cores ou circulos de cor. 



PROPRIEDADES DA COR

 Matiz/ Tonalidade 

Define a cor que o espectador visualiza, é a cor em si.

 Saturação 

A saturação descreve o quão intensa uma cor é. O gráfico abaixo demonstra exatamente como a saturação funciona.



 Luminosidade/ Valor 

O valor de uma cor descreve se uma cor é ou não escura ou clara. Um azul escuro teria um valor mais elevado. Um azul claro, um valor mais baixo. 


OS ESQUEMAS DE COR

O esquema de cores é uma organização de cores em torno de um círculo e que mostra as relações entre cores primárias, secundárias e terciárias assim como outras combinações de cores.

 Cores Complementares 

Cores opostas representam conflitos interiores e exteriores, oposição e tensão. Estas cores estão localizadas em lados opostos da roda das cores.

 Cores Semi-Complementares 

 Este esquema de cores tem o mesmo contraste visual do esquema acima referido (cores complementares) mas apresenta menos tensão.

 Cores Monocromáticas 

São cores profundamente harmoniosas e calmas. O realizador de cinema David Fincher usa este esquema por exemplo para mostrar um mundo onde as personagens agem desequilibradamente. Este esquema de cores é usado quando a cor é alterada usando sombras, tons e tonalidades.

 Cores Discordantes 

Este esquema de cores chama a atenção para um elemento invulgar para criar antecipação e usado frequentemente para focar a atenção do espectador para uma personagem, objecto ou lugar importante. Cores discordantes são visualmente perturbadoras e não combinam pois são cores muito separadas na roda das cores.

 Cores Análogas 

Estas cores semelhantes entre si e criam um ambiente harmonioso e confortável. Geralmente é escolhida uma cor para dominar e uma segunda para a apoiar, a terceira é usada, juntamente com o preto, branco ou cinzento como complemento.

 Cores Triádicas 

São cores vibrantes, que combinam entre si. Este esquema de cores é usado quando três cores são igualmente postas na roda das cores e são usadas em conjunto. Uma cor é escolhida como dominante com outras duas para complementar. Geralmente dão um look semelhante aos "comic books" - livros de banda desenhada.


TERMINOLOGIA DA COR

 Cores Primárias 

Estas cores não podem ser criadas ao misturar outras - VERMELHO|AMARELO|AZUL

 Cores Secundárias 

Conseguimos estas cores quando misturamos duas cores primárias. Ex: LARANJA| VERDE | ROXO

 Cores Terciárias 

Estas cores são criadas quando misturamos cores primárias e secundárias. Ex: VIOLETA




O PROPÓSITO DAS CORES

 CORES ASSOCIATIVAS 

São cores conectadas a uma personagem ou a um tema em específico e por associação constróem uma reação emocial entre si.


 CORES TRANSICIONAIS 

Quando um esquema de cores transiciona ao longo da narrativa, representando a mudança no arco da personagem ou temas.

Um excelente exemplo do uso das cores transicionais é o filme de 1987 "O Último Imperador" do realizador Bernardo Bertolucci. 

O grande cinematógrafo Victorio Storaro usa uma abordagem interessante em relação às cores, onde ele procura uma co-relação entre os niveis de consciência e estágios da vida com as cores do Chakra. No filme "O Último Imperador" Storaro usa as cores  exatamente como um simbolismo que representam os diferentes estágios da vida do Imperador. O próprio Victorio Storaro diz que: O vermelho usado no início do filme representa o Começo, o laranja é a cor da Família, o amarelo é usado como a cor da identidade e o verde representa sabedoria.



COMO A COR AFECTA AS EMOÇÕES


 VERMELHO  

Raiva, paixão, raiva, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência.


 COR-DE-ROSA  

Amor, inocência, saudável, feliz, conteúdo, romântico, encantador, lúdico, suave, delicado, feminino.


 AMARELO  

Sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, optimismo, idealismo, imaginação, esperança, sol, verão, desonestidade, cobardia, traição, ciúme, cobiça, engano, doença, perigo.


 COR-DE-LARANJA  

Humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibrante, expansivo, flamboyant.


 VERDE  

Cura, calmante, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, natureza imutável, ambiente, saúde, boa sorte, renovação, juventude, vigor, Primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja.


 AZUL  

Fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, realização, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão.


 ROXO  

Erótica, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimónia, misteriosa, transformação, sabedoria, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade.


 CASTANHO  

Materialista, sensação, terra, casa, ao ar livre, fiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade.


 PRETO  

Não, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, maldade, tristeza, remorso, raiva.


 BRANCO  

Sim, protecção, amor, reverência, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frio, clínico, estéril.


 PRATEADO  

Riqueza, glamorosa, distinta, terrosa, natural, elegante, elegante, de alta tecnologia.


 DOURADO  

Precioso, riqueza, extravagância. calor, riqueza, prosperidade, grandiosidade.



Sites úteis:

https://color.adobe.com/create/color-wheel - Aqui podemos criar o esquema de cores que precisamos, muito rapidamente.

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Webgrafia: 

  • https://filmcolors.org/galleries/the-last-emperor-1987/
  • https://www.lightextreme.com/ColorInFilm.html
  • https://www.moving.com/tips/how-to-choose-a-color-scheme-for-your-home/
  • https://nofilmschool.com/Film-color-theory-and-color-schemes
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