INTRODUÇÃO AO MOODBOARD
O mood board é uma arranjo e/ ou coletânea de imagens, fotografias, texturas e texto com a intenção de demonstrar um conceito, estilo ou sentimento específico. Geralmente o moodboard é feito fisícamente, ou seja, com recortes de revistas, fotos impressas, amostras de tecido, entre outros, mas claro, que é absolutamente possível criar um moodboard inteiramente digital usando o mesmo esquema, podemos criar pastas com inúmeras imagens e fotografias e fazer colagens em pdf ou powerpoint por exemplo.
A criação de um moodboard é muito importante no processo de pré-produção de um filme, pois com ele podemos explorar e começar a perceber o conceito que iremos querer criar, por isso, mesmo que não tenhamos uma ideia clara na cabeça no início do processo, o moodboard irá ajudar-nos a organizar as poucas ideias que já temos. Essas ideias podem vir a partir de uma conversa com o realizador, pois em alguns casos, o realizador pode já ter a sua própria coletânea de imagens e claro que se for possível é importante que possamos guardá-las.
No moodboard podemos usar todo o tipo de imagens ou fotografias, como pinturas, referências de outros filmes (stills), referências de design de interiores e há algumas plataforma muito úteias na hora de procurar por essas imagens como o pinterest, o google images e até o tumblr, eu pessoalmente gosto muito de seguir páginas referentes a art direction e design de interiores no instagram.
É importante guardar o máximo número de imagens na hora de fazer o moodboard pois vai nos ajudar na hora de começar a fazer a nossa pesquisa e organizar a nossa proposta para o realizador. Geralmente o que podemos fazer na hora de organizar essas fotografias é separá-las por ambiente, espaço físico, objectos e personagem, o que ajuda a perceber a estética que queremos para o filme.




Comentários
Enviar um comentário