CINEMA NOIR

 Cinema Noir


Os traços peculiares deste género derivam do Expressionismo Alemão, devido à decorrência da ida de grande realizadores para os EUA, que procuravam melhores condições de produção e avanços tecnológicos. Com isso, o latante pessimismo Alemão encontrou uma nova casa. Linhas oblíquas e verticais dominam em oposicão  às linhas horizontais do cinema clássico. Os interiores são ocupados com sombras duras e luz praticamente inexistente.

O filme noir usa uma narrativa obscura de uma consciência desorientada ou maníaca, em primeira pessoa, frequentemente em voz off, que imprime fluência aos acontecimentos. Os conflitos éticos e morais marcam as três principais divisões do protagonista, na maioria das vezes, um detective particular, anti-herói ou indivíduo com antecedentes criminais. 

As príncipais características do Cinema Noir são:

Personagens

  • Protagonistas moralmente ambíguos
  • Femme Fatale
  • Protagonistas alienados
  • Bode expiatório
  • Personagens violentos ou corruptos

Ambientes

  • Ambiente urbano
  • Ambiente contemporâneo
  • Casas noturnas e/ou clubes de apostas
  • Uso de persianas e fumo, que dava uma atmosfera de tensão, perigo e até mesmo sensualidade
  • Presença de espelhos

Elementos cinematográficos

  • Jogo de luzes e sombras para dar ambiguidade às personagens
  • Fotografia em preto-e-branco
  • Ângulos baixos e incomuns com técnicas expressionistas de fotografia
  • Sequências e efeitos visuais incomuns
  • Iluminação de pouca intensidade
  • Cenários noturnos e interiores sombrios
  • Uso de narração
  • Planos muito próximos

Elementos temáticos

  • Obsessão sexual/romântica
  • Corrupção social
  • Emboscadas

Elementos de Guião

  • Narrativa Obscura
  • Uso de flashbacks
  • Presença do protagonista em praticamente todas as cenas
  • História contada sob perspectiva criminal
  • Assassinato ou roubo como centro da história
  • Falsas acusações
  • Traição
  • Inevitabilidade do fracasso do protagonista
  • Final em aberto ou ambíguo
  • Uso de simbologia e subjectividade


Filmes para investigar:

The Big Combo (1955)
Boomerang! (1947)
Brute Force (1947)
Call Northside 777 (1948)
The Glass Key (1942)
The Killers (1946)
Kiss me Deadly (1955) 
Laura ( 1944)
The Naked City (1948)






Webgrafia e Bibliografia:

https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/famecos/article/view/29722
https://estadodaarte.estadao.com.br/cinema-noir-um-paradoxo-da-atualidade/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Film_noir
The Filmmaker's Guide to Production Design - Vincent LoBrutto

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