CINEMA NOIR
Cinema Noir
Os traços peculiares deste género derivam do Expressionismo Alemão, devido à decorrência da ida de grande realizadores para os EUA, que procuravam melhores condições de produção e avanços tecnológicos. Com isso, o latante pessimismo Alemão encontrou uma nova casa. Linhas oblíquas e verticais dominam em oposicão às linhas horizontais do cinema clássico. Os interiores são ocupados com sombras duras e luz praticamente inexistente.
O filme noir usa uma narrativa obscura de uma consciência desorientada ou maníaca, em primeira pessoa, frequentemente em voz off, que imprime fluência aos acontecimentos. Os conflitos éticos e morais marcam as três principais divisões do protagonista, na maioria das vezes, um detective particular, anti-herói ou indivíduo com antecedentes criminais.
As príncipais características do Cinema Noir são:
Personagens
- Protagonistas moralmente ambíguos
- Femme Fatale
- Protagonistas alienados
- Bode expiatório
- Personagens violentos ou corruptos
Ambientes
- Ambiente urbano
- Ambiente contemporâneo
- Casas noturnas e/ou clubes de apostas
- Uso de persianas e fumo, que dava uma atmosfera de tensão, perigo e até mesmo sensualidade
- Presença de espelhos
Elementos cinematográficos
- Jogo de luzes e sombras para dar ambiguidade às personagens
- Fotografia em preto-e-branco
- Ângulos baixos e incomuns com técnicas expressionistas de fotografia
- Sequências e efeitos visuais incomuns
- Iluminação de pouca intensidade
- Cenários noturnos e interiores sombrios
- Uso de narração
- Planos muito próximos
Elementos temáticos
- Obsessão sexual/romântica
- Corrupção social
- Emboscadas
Elementos de Guião
- Narrativa Obscura
- Uso de flashbacks
- Presença do protagonista em praticamente todas as cenas
- História contada sob perspectiva criminal
- Assassinato ou roubo como centro da história
- Falsas acusações
- Traição
- Inevitabilidade do fracasso do protagonista
- Final em aberto ou ambíguo
- Uso de simbologia e subjectividade



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