WILLIAM CAMERON MENZIES

 WILLIAM CAMERON MENZIES 

William Cameron Menzies nasceu a 29 de Junho de 1896 em New Haven, Connecticut e foi um Designer de produção cinematográfica (Production Designer) e Director de Arte, assim como Realizador e Produtor de cinema, tendo tido uma carreira que se estendeu por cinco décadas. Foi aclamado pelo seu trabalho no cinema mudo e mais tarde foi pioneiro no uso da cor no cinema para efeitos dramáticos. 

Menzies estudou na Universidade de Yale e na Escola Art Students League, considerada hoje uma das melhores escolas de arte do país. Após servir no exército durante a Primeira Guerra Mundial, Menzies iníciou a sua carreira em Hollywood como Director de Arte nos filme The Naulahka em 1918 e The Witness for the Defense no ano seguinte. A sua boa reputação na indústria cinematográfica aumentou com os filmes The Thief of Bagdad em 1924 e The Beloved Rogue em 1927.

Menzies utilizou frequentemente a perspectiva forçada, fazendo com que as profundidades reais pareçam muito maiores do que eram. Outra das suas técnicas era utilizar barreiras diagonais quebradas - vedações, muros, ou grades - para enfatizar a tensão, o luto, ou a separação. Em 1929, Menzies ganhou um Oscar pelo filme The Dove and The Tempest e logo após foi nomeado pelo seu trabalho como Director de Arte no filme The Awakening e Alibi. 

Invaders from Mars (1953) é talvez o trabalho mais conhecido de Menzies. O filme foi produzido durante o auge da loucura da ficção científica, é uma história de pesadelo, por vezes surrealista, contada da perspectiva de um rapazinho que vê um marciano descer num campo mas não encontra adultos dispostos a acreditar nele até que a maioria dos habitantes da cidade, incluindo os seus pais, tenham sido transformados em escravos.

O design feito por Menzies para o filme continua a ser um modelo de recursos de baixo orçamento. 

Em 1953, realiza o seu último filme, The Maze, um fio de terror que foi menos memorável, embora tenha reforçado a fraca narrativa com o seu habitual design elegante.

William Cameron Menzies e o filme Gone with the Wind

O nascimento do Production Design ocorreu em 1939, quando o Produtor David O. Selznick deu o crédito a William Cameron Menzies pelo seu mágnifico trabalho no filme Gone with the Wind. Selzick reconheceu que Menzies fez muito mais que desenhar e decorar os sets, ele foi o primeiro a fazer um storyboard para o filme inteiro. O que salvou muito dinheiro e tempo a Selzick durante a produção.

A sua visão detalhada do filme incorporava cores e estilo, estruturando cada cena que abrangeu o enquadramento, composição e movimentos de câmera para cada plano do filme. A contribuição de Menzie ajudou a expandir a função de um Director de Arte além da criação de sets e cenários, passando a incluir a responsabilidade pela visualização estética do filme. 

Como resultado desta extraordinária visão, William Cameron Menzies é reconhecido como o Pai do Production Design.

Menzies foi fundamental para elevar o filme de Hollywood com uma forma de arte. A sua energia criativa elevarou o estatuto da arte do design na realização de filmes. Menzies foi o primeiro a obter o crédito como Production Designer. Menzies prestava uma atenção extremamente cuidadosa a todos os aspectos estéticos de um filme. Percorria cenários de filmes com um bloco de esboços debaixo do braço, procurando sempre melhorar os detalhes e assim traduzir numa forma elegante e memorável todos os filmes que tocou.



Webgrafia e Bibliografia

  • https://leonardmaltin.com/at-last-a-biography-of-william-cameron-menzies/
  • https://en.wikipedia.org/wiki/William_Cameron_Menzies
  • https://www.britannica.com/biography/William-Cameron-Menzies
______________________________________________________
  • The Art of Illusion | Production Design for Film and Television - Terry Ackland-Snow with Wendy Laybourn
  • The Filmmaker´s Guide to Production Design - Vincent LoBrutto

Comentários

Mensagens populares