DIRECTOR DE ARTE


 DIRECTOR DE ARTE ( ART DIRECTOR)

O Director de Arte supervisiona a equipa do Departamento de Arte no set e trabalha directamente com o Production Designer. Dependendo da relação entre o Director de Arte e o Production Designer, o Production  Designer poderá ficar fora do set e continuar a fazer o design, a coordenar e reunir-se com os chefes de outros departamentos, enquanto o Director de Arte trabalha com a equipa de gravações.

O Director de Arte é um "assistente executivo" do Production Designer, trata das chamadas telefónicas e é responsável por lidar com os forncedores e logísticas de arranjar material para o set. No caso de não haver Production Designer, o Director de Arte fica encarregue de fazer o design do film. 

O Director de Arte tem de ter um bom olho para decoração e detalhes, a habilidade de pensar visualmente, de conceber ideias e transformá-las numa forma tangível. Deve entender completamente como é que o set e os adereços vão interagir com os actores, assim como devem entender de iluminação, efeitos especiais e movimento de câmara.

Outra função do Director de Arte é arranjar soluções para problemas criativos enquanto gere o orçamento e a equipa. O seu trabalho começa na pré-produção e perto do Production Designer, analizam o guião para que os desenhos técnicos comecem a ser feitos. O chefe de construção vai precisar desses desenhos para saber quantas pessoas precisa na equipa e quais os materiais necessários para a construção do set.

O cargo de Director de Arte demanda uma pessoa extremamente experiente e criativa, receptiva e boa líder.


ASSISTENTE DE ARTE (ASSISTANT ART DIRECTOR)

O Assistente de Arte, trabalha directamente com o Director de Arte e as suas responsabilidades variam de acordo com o tamanho da produção. Em filmes mais pequenos, o Assistente de Arte desempenha inúmeras tarefas, que incluem: Pesquisa, procuram adereços, locações. ajudam na produção de modelos e desenhos técnicos. ~

Já em produções maiores, o Assistente de Arte já se envolvem no design e construção dos sets, tanto em estúdio como em locações e por isso vários Directores de Arte poderão ser contratados, todos a trabalhar em diferentes sets durante a pré-produção e produção, cada um com a sua equipa.



Bibliografia: 

  • Filmmaker's Guide to Production Design - Vincent LoBrutto
  • The Art of Illusion, Production Design for Film and Television - Terry Ackland-Snow with Wendy Laybourn

Comentários

Mensagens populares