JUDY BECKER - O QUE FAZ UM BOM PRODUCTION DESIGNER?
No ano passado, fui convidada para falar numa turma de licenciados em Production Design numa renomada escola em Los Angeles. Eu sei que o instrutor estava à espera de um "perguntas e respostas" tradicional, talvez que eu mostrasse alguns dos meus projectos e depois respondesse à perguntas dos estudantes. Disse-lhe que queria fazer algo um pouco diferente - Eu queria discutir as experiências do mundo real e praticalidades de ser um Production Designer.
Mas antes de começar, eu queria descobrir mais sobre os estudantes. Eu distribui fichas pela sala. Perguntei a cada estudante o porquê de ele ou ela quererem ser Production Designers. A maiorias das respostas foram semelhantes e gerais - eles querias criar mundos, etc - por isso não foi muito informativo. Então andei pela sala e perguntei a cada estudante para nomear o seu artista favorito, fotógrafo ou arquitecto: Só um e podiam escolher de qualquer umas dessas categorias. Disse-lhes que não havia resposta certa e para não pensar demais.
Fiquei surpresa quando quase toda a gente não foi capaz de responder à pergunta sem grande hesitação e sem pensar muito, e quando responderam, os favoritos eram tão genéricos que eram uma espécie de cartazes de dormitório. (Monet e Van Gogh estavam entre as primeiras escolhas). No centro da sala estava uma mulher que hesitou mais que o resto. Ela insistiu em dizer, "Espera, espera, espera, Eu acho que tenho um". Ela era a outra professora de Production Design na escola.
Comecei a perguntar-lhes sobre como eles pensavam que Production Design funcionava no mundo real e não fiquei surpresa por descobrir o pouco conhecimento que eles tinham - este tipo de coisas não são ensinadas nas escolas de cinema. Abri então uma sessão de perguntas e respostas e nunca esquecerei o que aconteceu.
Um estudante disse que estava na verdade num programa de realização e outro estudante que estava a fazer o design para o seu filme fez uma pergunta: "Como é que faz o design de um set para uma personagem mais velha e rica sem orçamento?" Eu sugeri algumas coisas para eles pensarem, mas eles persistiram e o realizador disse, "Sim, mas como é que se faz?" Eu disse, "Mas esse é o trabalho dela, não é?" enquanto apontava para a Production Designer dele. Ambos olharam confusos e então percebi que eles na verdade estavam à espera de uma resposta literal, a maneira certa para fazer o design do set, uma regra que pudessem aplicar.
Venho ponderando o que torna um Designer um bom designer e como se tornar um, por um bom tempo. Essa classe foi o meu momento "eureka". Qualquer um poderia ver que aqueles estudantes não estavam a aprender Production Design. Ao invés disso, estavam a aprender competências técnicas (desenho, etc.) necessárias para se tornarem Decoradores de Cenários Profissionais, alguém que desenha para o Production Designer. É um cargo bem pago e as propinas de 80.000 dólares deles seria paga rapidamente. Mas...
Nenhuma dessas competências técnicas, ou na verdade, nada que fosse ensinado numa sala de aula, poderia tornar alguém um Production Designer ou pelo um bom. Ao voltar para casa, percebi que três coisas que eram necessárias para qualquer Production Designer ter: imaginação, a habilidade de visualizar e inspiração.
As duas primeiras não podem ser ensinadas. Ou nascemos com elas ou não. Eu não nasci com uma boa voz para cantar então nunca esperei me tornar uma cantora profissional. Nem uma amadora que alguém quereresse ouvir. Então, se não nasceste com uma imaginação criativa ou com a habilidade de vizualizar lugares imaginários, não poderás ser um Production Designer, ou pelo menos um bom Production Designer.
Inspiração, no entanto é algo que toda a gente pode ter. Todas as pessoas criativas têm a sua fonte única de inspiração, mas todos têm.
Eu tive sorte. A minha mãe era artistica e levou-me a muitos museus e lojas de design. De facto, a minha primeira memória de ir à cidade foi uma viagem a Guggenheim, um lugar óptimo para uma criança. Eu cresci cercada de livros de arte e bom design e continuei interessada nessas coisas pelo resto da minha vida. Quando tinha 12 anos mais ou menos, descobri o "cinema" (o meu primeiro filme foi The 400 Blows no canal 13) e tornou-se a minha obsessão. A partir desse momento e até aos meus vinte anos, fui uma consumidora séria de arte, fotografia, exibições, atuações e por um curto perído de tempo, mimica. Isso foi algo excelente e entusiasmante para mim.
Eu tornei-me uma Production Designer numa maneira não muito tradicional. Fui subindo com a prática em sets de filmes, começando com assistente de produção, a trabalhar como decoradora de sets por vários anos e aderecista. O meu primeiro emprego com Production Designer caiu no meu colo e não gostei do trabalho nem me senti confiante. Então, depois de tirar alguns anos do cinema, voltei para o Production Design com desejo intenso e confiança em mim.
Talvez isso tenha acontecido porque passei três anos e meio na área do Direito, uma experiência miserável que não envolvia nada dos meus interesses por arte, estilo e design. Talvez por ter estado longe dos filmes por uns anos, me tenha dado um novo tipo de criatividade. Talvez depois de ter estado presa numa sala de aula e num escritório, tivesse uma nova apreciação pela liberdade de trabalhar como freelancer. Nunca saberei. Mas eu estava confiante e com cada projecto aprendi mais e tornei-me mais confiante e mais entusiasmada com a minha carreira.
No entanto, outras pessoas não estavam tão confiantes em mim. A questão mais comum era, se eu tinha experiência em arquitectura ou possivelmente em design de sets? Na altura, a maioria dos Production Designer estudavam ou uma ou outra, ou ambas. Ambas as áreas pareciam-me tão diferentes de Design de filmes e essas questões nunca fizeram sentido para mim, apesar de fazerem-me duvidar de mim mesma. A minha maior insegurança era que eu não sabia desenhar. Não um super herói ou um Snoopy, mas um cómodo com uma boa perspectiva.
Então algo aconteceu que acabou com as minhas inseguranças. Eu estive no Festival Sundance Film pela primeira vez - Eu havia feito o design de três filmes que tinham sido aceites, por isso eu estava a sentir-me muito bem comigo mesma - estava na festa e estava a conversar com um Productor que já tinha trabalhado com um dos meus realizadores favoritos. Estavamos a falar sobre um Production Designer muito conhecido na altura, e então o Produtor disse, "Sabes que ele não sabe desenhar". Descobrir aquilo acabou com as minhas inseguranças sobre a minha falta de capacidade de saber desenhar,
(Anos mais tarde, descobri que o tal Designer sabia, na verdade, desenhar, mas nessa altura já não importava mais).
Muitas pessoas que conheci, que anseiam ser Production Designers (normalmente nas entrevistas para o cargo de assistente de produção) querem subir muito rápido e eu acho que é um erro. Eu digo-lhes isso.
Eu não estou a dizer que toda a gente tem que trabalhar o mesmo número de anos que eu antes de se tornarem Designers, estou a dizer que primeiro tens que descobrir quem tu és e o que te inspira, antes de conseguires fazer um bom trabalho. (É bom também descobrir como é o trabalho de um Production Designer antes de arriscar fazê-lo: saber que batalhas lutar, aprender como agradar muitos mestres, descobrir que "eu fiz o melhor que pude" são palavras que ninguém quer ouvir.
Estou sempre à procura de novas fontes de inspiração, quer seja o trabalho de um fotógrafo que tenha visto ou uma cidade que nunca tinha visitado ou, na maioria das vezes, uma infinidade de recursos de inspiração visual que encontro andando por ai, um (ghost sign) antigos sinais de publicidade pintados à mão, uma janela suja, um jardim de tijolos dos anos 70 - e por aí vai.
Ao visitar aquela turma, vi claramente como o trabalho vem de nós. Tudo o que uma pessoa trás para o projecto - todas as experiências que tiveram, todas as peças de arte que viram, todas as viagens que fizeram, todos os filmes que adoraram - adicionam ao poço de inspirações. Eu sinto que nasci para ser uma Production Designer. E depois daquela visita eu percebi o porquê."
Texto original:
https://filmmakermagazine.com/105965-what-makes-a-good-production-designer/#.X_o1Yuj7RPb
IMDb da Judy Becker:
https://www.imdb.com/name/nm0065473/



Comentários
Enviar um comentário